3 Famosas superstições de Ano-Novo que usam uvas
Comer lentilha, pular sete ondas, vestir roupas de determinadas cores… E aí, você acredita em superstições de Ano-Novo?
Pelo sim ou pelo não, vale a pena conhecer algumas superstições famosas que levam uvas e, segundo os seus praticantes, trazem prosperidade, sorte e bons agouros para o novo ciclo que se inicia.
Ah, e é claro: o consumo de uvas, por si só, também vai dar um plus na sua saúde (sem superstições por aqui)!
Bom, então chega de enrolar e vamos ao que interessa: confira abaixo 3 superstições que usam uvas e acontecem durante o réveillon pelo mundo afora!
1 - 12 Uvas à meia-noite
Uma das superstições mais fortes que envolvem a uva é esta daqui, onde é preciso comer uma uva a cada badalada do sino de meia-noite.
De acordo com o que diz a tradição, que começou na Espanha e há muito tempo desembarcou na América Latina, seguir o procedimento à risca traz um ano inteiro recheado de dinheiro e boa sorte.
Segundo especialistas que estudam a cultura espanhola, há duas possíveis origens para a superstição das 12 uvas:
Nos meados de 1880, a burguesia espanhola copiou a francesa e passou a comemorar o réveillon com uvas e champanhe. Para debochar dos mais ricos, pessoas comuns iam até Porta do Sol, um conhecido cartão postal de Madrid, e comiam uvas durante a virada.
Outra explicação possível é que, no ano de 1909, quando as vinícolas espanholas produziram um excedente enorme de uvas, os produtores tenham criado esse estímulo para que o consumo aumentasse e não houvesse tanto prejuízo.
2 - Uvas com semente + Número da sorte
Nossa segunda superstição não tem uma história tão bem definida quanto a primeira, mas também é famosa! Segundo seus praticantes, seguir a simpatia é uma ótima forma de começar o ano com muita prosperidade pessoal e profissional.
Para praticar o ritual, os seguidores separam uvas com sementes. A quantidade de uvas varia com o número da sorte de cada pessoa. Pessoas sem um número da sorte geralmente escolhem 12 uvas, cada uma representando um mês do ano.
Durante a virada, coma as uvas e mentalize as coisas boas que deverão acontecer no ano que está chegando. Ah, importante dizer que você não deve comer as sementes… Elas precisam ser guardadas e carregadas por você na carteira.
3 - A uva de cada mês
A terceira e última superstição da nossa lista é bem simples: quando o réveillon estiver bem próximo, vá à feira ou ao supermercado e compre suas uvas — para ser mais específico, você precisará de apenas 12 bagos.
No dia da virada, quando o sino estiver anunciando as 12 badaladas, você deve seguir o ritmo e comer as frutas… Uma para cada badalada.
Segundo a tradição, é possível prever como será cada mês através do sabor de cada uva. O primeiro bago representa janeiro, o segundo representa fevereiro e assim por diante…
Portanto, se as uvas forem Mimo, você já sabe que os meses serão doces o ano todo! hehe
***
E aí, você acredita nessas superstições? Vai fazer alguma?
Nos conte através dos comentários e não se esqueça de compartilhar mais este conteúdo com seus amigos e familiares. Até a próxima!